quinta-feira, 21 de maio de 2009

"quando projectamos uma barragem, projectamos um futuro melhor"

Recordo-me perfeitamente do tempo em que publicidade significava comando na mão e…zaping.
Hoje qualquer spot publicitário tende a ser regido pela originalidade, é mais direccionado para o publico alvo e não tanto para a marca que representa, deixaram-se preconceitos e mitos para trás. O que transformou o chamado “prolongado intervalo” num momento de descontracção onde facilmente adquirimos informação, muitas vezes desnecessária (o lado negativo é criar a necessidade sem existir, mas é essa a função do markting e publicidade, é vender um produto, criar necessidade) através do humor, tranquilidade, beleza, paisagens paradisíacas, festas, etc.
Como tal é gratificante seguir essa evolução, e não poderia deixar de homenagear a empresa EDP pelo fantástico spot referente as energias hídricas, onde prevalece o respeito pela natureza, apesar de todos os animais utilizados serem de cativeiro.

“Sob o mote "Quando projectamos uma barragem, projectamos um futuro melhor", esta campanha multi-meios - televisão, cinema, imprensa, rádio, mupis, internet e edifícios EDP -, visa divulgar o compromisso do Grupo na defesa do ambiente e melhoria da qualidade de vida das populações.
O conceito utilizado para a sua criação foi simples, original e impactante. Utilizou-se a barragem como ecrã gigante, projectando imagens que demonstrassem o que a EDP vai fazer pela natureza e pelo bem-estar das pessoas.
Denominada "Projecções", esta campanha terá a duração de cinco semanas e procura relacionar a construção de cada barragem com um futuro melhor para as pessoas.
Totalmente criada e interpretada por Paulo Gonzo, propositadamente para esta campanha, a canção "Espelho (De Outra Água)" será utilizada nos anúncios de televisão. Já na rádio, o tema será acompanhado por sons da natureza.
A criação ficou a cargo da McCann Ericksson (concepção) e da Krypton (produção), que recorreram a um conjunto de meios invulgar no panorama da publicidade nacional.
Para a realização desta campanha, foram filmadas e fotografadas diversas espécies animais, bem como oito barragens de todo o país. No caso das filmagens, que decorreram na Serra do Gerês, Serra da Estrela e barragem de Castelo de Bode, a operação envolveu cerca de 60 pessoas em cada um dos cinco dias de duração. Além dos planos no local, a equipa de produção sobrevoou quase toda a extensão do Zêzere.
Uma das cenas do filme revela um pontão, construído propositadamente para o efeito, que no final, foi deixado no local, a pedido da Junta de Freguesia da Aldeia do Mato, para utilização pela população.
Making Of
As filmagens de espécies - duas Águias de Bonelli, um Abutre do Egipto, uma Lontra, três Lobos, um Bufo Real e 40 Trutas - envolveram diversas peripécias em quase todos os casos.
Filmada na Cascata do Arado, no Gerês, longe do seu habitat original, a lontra não quis abandonar o local. Para isso, foram precisas seis horas e quatro pessoas.
No caso das águias, uma desapareceu do local das filmagens. No entanto, após 1000 metros, tornou possível a sua recuperação pelos tratadores.
Os lobos, descendentes de uma raça apurada na República Checa que cruzou lobos com cães, apesar do seu ar feroz, revelaram-se bastante amigáveis.
Por fim, as trutas, apesar de libertadas num rio da Serra da Estrela, preferiram permanecer sempre perto da câmara, o que facilitou a obtenção dos planos de imagem desejados.”
In http://www.edp.pt/EDPI/Internet/PT/Group/Media/EDPNews/2009/CampanhaBarragens.htm


Deixo uma pequena mostra:

Making of EDP energias Hídricas.

http://www.youtube.com/watch?v=fDJUBT8MuMc

spot publicitário que conhecemos

http://www.youtube.com/watch?v=6-TLnLfWokY

Mas falando em EDP não poderia deixar de referir as excelentes campanhas anteriores dedicada ás energias renováveis, de seus nomes “está nas nossas mãos” de 2007 e “visionários” de 2008, e mais uma vez felicitar as iniciativas publicitarias em tom de sensibilização no respeito pela natureza.

EDP - Visionários
http://www.youtube.com/watch?v=G83nKJ6px7c

making of EDP Visionários

http://www.youtube.com/watch?v=nuN9DBSYJ4s

EDP – “está nas nossas mãos”

http://www.youtube.com/watch?v=srXX1jCJc_Y

Atenciosamente ;)

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Oração

Oculta-me a falta,
Regeita-me a saudade,
Preenche a minha pele com a tua intensidade,
Viaja comido para céus distantes.
Vamos navegar neste nosso mar de magia
De mãos dadas, unidos, apaixonados,
Abraçados na mesma cegueira
Guiados pelo mesmo amor.
Sentes-me?
Sim toco-te intensamente,
Loucamente…
Desejo-te hoje, quero-te perto do meu toque,
Sinto necessidade, vontade a arrepiar a pele.
Virtuosamente vejo-te
És a perfeição vista por Picasso,
A magia do amanhecer,
A sinfonia da primavera.
Sei ser abençoada constantemente,
Meus anjos de luz te colocaram em mim
E deixam permanecer
És a vida, o sonho, o suspirar
És o desejo, o deserto, o mar
És a vida escrita em papiro,
És o meu acordar, meu sangue.
És amor… meu amor… meu sorriso

sexta-feira, 15 de maio de 2009

de olhos no céu

hoje sim
porque me apetece
mais que me apeteceu ontem
talvez amanhã me apeteça novamente
mas hoje apetece-me mesmo
vou deitar o sol na minha cama
fecha-lo do mundo inteiro.
castigo-me
e fico a observar as estrelas
partilham comigo beijos,
abraços,
ternura
e
estou eu aqui sentada
loucamente ansiosa
por ter o toque do sol...
volto para a cama ................................................ho doce gentileza

segunda-feira, 11 de maio de 2009

princesa rainha mãe

Sempre foste algo que desejei ser, sempre me deste aquilo que prometes-te dar, e agora ho princesa errante que trazes para mim em mais uma noite gélida?
Aprecias-te o melhor de mim e duplicaste-o em mil, amas-te todo o meu ser de pequenos soluços estonteantes, e sais-te a correr como se de nada se canta-se, numa voz divinal que só o mar sabe ter, esse lindo som que apenas o sol esclarece em cada amanhecer.
És Deusa, querida, és diva sem saber, és bem mais que a areia que deixa a marca ao passar de uma pegada, esse teu ar descuidado e preocupado que enlouquece e penetra, essa alma madrugadora que só a aura esplendorosa conhece, aquele sorriso meigo e amargo que traduz toda a vivência e um dia a dia passado com esforço e dedicação.
Vives de contentamento descontente, soltas a veia magnífica que só em ti conheço, e mentes-me quando me querias dizer a verdade, e eu perdoo-te porque também não a desejava ouvir, ou talvez quisesse mas é tudo tão mais fácil assim!
Mas um dia vou ouvir dos teus lábios tudo o que tive medo de escutar, tudo o que as horas deixaram passar em meros encontros rotineiros, e vamos saborear juntas as lágrimas que o sal deixou secar, voaremos num céu infinito de luzes cintilantes e procuraremos um lugar só nosso, onde o infinito dos teus cabelos jamais deixaram perturbar os doces momentos de eterna ternura.
Nunca disse que te amo, talvez por amar de mais, por orgulho possivelmente, mas que importam as palavras se elas nem sempre são ouvidas na multidão. Nunca disseste que me amavas, também para que? Um amor imortal não precisa de juras ou serenatas, não necessita de palavras enquanto os olhos vêm, apenas se ama, se sente, se toca…

banho de liberdade


Hoje a chuva convida ao conforto da lareira, ao chocolate quente, à música ambiente, ao silêncio de nós mesmos. Vou apagar as luzes do mundo e ficar perdida nos meus mais secretos pensamentos. Vou desligar o interruptor da imaginação e afogar-me na minha música favorita. Vou correr o estore do sorriso e simplesmente permanecer fechada na minha cara mais mórbida. Vou ficar a observar a chama que irei acariciar sem me queimar amenos que abuse da sua confiança e lealdade. Vou escrever deliberadamente, desesperadamente à vida, cantarei hinos aos oceanos e erguerei estatuas aos 7 continentes.
Hoje é dia de apagar as pegadas da areia e voar para não deixar rasto. Hoje é dia saltar todos os sonhos, abdicar deles e seguir em frente afim de criar outros. Hoje é tempo de não perder mais tempo, é hora de deixar o relógio na estante e criar os próprios dias. Hoje é o momento certo para esquecer tudo o que fui, tudo o que fiz, deixar para traz os velhos hábitos já desgastados e criar uma nova aura, um novo ritmo, um novo viver. Hoje sou simplesmente eu, eu como fui ontem, como serei amanhã , com a mesma cara, com o mesmo corpo, com os mesmos desejos, com os mesmos sonhos… mas hoje estou de alma lavada por ter desafiado tudo o que poderia ter em troca de um banho de liberdade… carinhosamente.


http://olhares.aeiou.pt/ser_e_nao_ser_foto2494711.html

domingo, 10 de maio de 2009

pontes para a outra margem de mim

Prioritariamente esta página seria dedicada a fotografia, mas devido a alguns problemas técnicos não será possível para já publicar a minha arte.


Que acontece quando o projecto de uma estrada tem que atravessar obrigatoriamente um rio? Constrói-se uma ponte, sim ai esta a resposta.

Sugestão musical

Dr1ve and Lúcia Muniz _ A wish

http://www.youtube.com/watch?v=oK9TjlFLv-w

Dr1ve

Os Dr1ve são: Humberto na voz e guitarra acústica, Tony na bateria e percussão, Litos na guitarra eléctrica, são a alma do projecto Dr1ve, que conta ainda com Nuxo Espinheira, no baixo (baixista dos Blind Zero).
“Beautiful” foi o primeiro registo discográfico em formato EP lançado pelos Dr1ve no ano de 2004. Gravado em 2003 no Aura Estúdio, o EP “Beautiful” foi produzido e misturado por Rodolfo Cardoso e masterizado nos E.U.A. por Howie Weinberg (Nirvana, Deftones, Oasis, entre muitos outros) nos estúdios Masterdisk.
O single “Beautiful, beauty” foi o tema escolhido para apresentar o projecto nas rádios nacionais. O sucesso ficou firmado com a sua entrada em airplay em mais de 40 rádios.
Depois da tour de apresentação deste trabalho que passou por alguns festivais e terminou no segundo aniversário da Quinta dos Portugueses da Antena 3, em Santa Maria da Feira, o colectivo iniciou a pré-produção do seu primeiro álbum: “…lines of my own book…”. Este disco foi produzido, gravado e masterizado por Jorge Fidalgo e o seu lançamento ocorreu em Janeiro de 2006 simultaneamente nos mercados português e britânico.
Em Junho de 2007 foram a única banda portuguesa a estar presente no festival internacional de música – Fête de la Musique, realizado em Lausanne - Suiça, que contou com a presença de trinta bandas oriundas dos quatro cantos do mundo.
Neste momento os Dr1ve assinaram contrato com a Chiado Records e trabalham no seu segundo álbum que conta como single de avanço o tema “A wish” com a participação especial de Lúcia Moniz, que faz do genérico do filme “Escritora Italiana”.


Estes são alguns dos próximos espectáculos da banda:
11 de Maio - Portugal no Coração - RTP
22 de Maio - Worten Valongo - showcase_sessão de autógrafos - 19h
29 de Maio - Worten Oeiras - sessão de autógrafos - 19h
02 de Junho - Worten Arrábida Shopping - sessão de autógrafos - 19h
8 de Agosto - Festival Sudoeste - Zambujeira do Mar

Em relação a Lúcia Muniz falarei mais tarde, por agora basta-me dizer que a mulher é excelente