quarta-feira, 29 de julho de 2009

nunca é tarde para aprender

as minhas ferias estão a verdadeira agitação, mt gargalhada, mt sol, bem do melhor...

desde cedo descobri um fascínio especial por desportos radicais, e confesso que um dos meus sonhos era atirar-me de um avião a 2000 pés de altura com um paraquedas as costas, mas com o passar da idade a entrega a adrenalina de outrora demonstra-se um pouco mais medricas.

pois bem recebi proposta para umas aulas de surf ou bodyboard, mas a coragem fraquejou e recusei, mas como desistir não faz parte de mim lá vou de prancha na mão, camuflada a rigor com protector solar por tudo quanto é pedaço de pele e piscina com ela, só me faltavam os pés de pato... não é para me gabar, mas fui a melhor de uma turma de 1 aluno... há e houve quem regista-se a habilidade...

conheço alguém que diria : IMPACABEL... TU É QUE ÉS A ESPERTA, SABES TUDO, PARECES O GOOGLE





carinhosamente

segunda-feira, 27 de julho de 2009

hoje é o dia


hoje é dia de respirar intensidade,beijar adrenalina e deixar a Testosterona e o Estrogênio libertar-se por cada pedaço de pele.
hoje é dia de injectar doses extras de Dopamina e Serotonina e deixar abrir as asas para voar ao sabor do sol.
hoje é dia de voltar a ser bébe depois de consumir Oxitocina, sentir-me embalada com as palavras que me rodeiam e sentir cada abraço do vento.
hoje é dia de me voltar a apaixonar, dia de voltar a viver, de voltar a amar, de voltar a ser, de voltar a dar-me sem restrições a mim mesma.

porque o amor me aguarda de braços abertos e eu só peço que me abrace bem...


carinhosamente

sexta-feira, 24 de julho de 2009

um bafo de vento

conheço-te, visitaste-me recentemente em meus pensamentos,
fazes parte deles em cada desvaneio meu.
conheces-me, sou mais que aquilo que procuras
e menos que o que desejas...
descodificas cada olhar meu em ti,
e não é por isso que te orgulhas de me conhecer.
sabes saber o que falo mesmo não ouvindo a minha voz,
há alturas em que a vida nos passa por entre as mãos
e tambem não se sente o sufoco.
sou o deserto e o oceano, a vida e a morte,
mas desejas-me mesmo assim...
sou a destruição e o sorriso, o dia e a noite,
mas mesmo sabendo continuas procurando...
sou a desilusão e a mágia, a magoa e a paixão,
e não houve ninguem mais a quem implorasses.
dúvido da própria vida e nem sempre sou racional,
despreso cada sentimento e faço-os de tapete para as mágoas...
não sou fria, apenas indiferente para com a tua sensibilidade.
não sou fiel, nem a mim mesma...
não sou mentirosa, mas magoo com a verdade...
sou directa em demasia, mas não o faço para magoar,
mas para livrar a alma de omissões.
simpatiso apenas, nada mais...
tenho em ti o meu inferno, a minha escuridão, o meu gelo...

ou não fosses o relogio de meu pulso...

quinta-feira, 23 de julho de 2009

confissões de uma mente semi-adulta !


hoje é...

um daqueles dias que só apetece dar comida a pulgas...

e depois há os que dizem que têm uma vida difícil!

quarta-feira, 22 de julho de 2009

complexidades

depois de devidamente autorizada colo uma frase deveras interessante (desde já agradeço-te Ás pela disponibilidade)


"amar e não ser amado é como limpar o cu sem nunca ter cagado"

carinhosamente

diário de uma morena loira

ontem a tarde fui a praia coma kikas, passo as apresentações, a kikas é só a boxer mais linda, mais gorda, mais fofa, mais inteligente, mais maluca, mais fantastica, mais medricas, mais babona, resumindo ela é a mais mais de todas. o mar estava calmo e uma leve brisa se sentia, encontramos uma praia semi-deserta, apenas alguns surfistas aguardavam melhores ondas, o sol espreitava por entre as nuvens mas a temperatura rondava os 29ºC, tarde fantástica...
fiquei parada no paredão enquanto a kikas tentava pular de pedra em pedra. estava eu ali sentada no meio do mar, a observar o nada, passou-me tudo e nada pelo pensamento, morri e ressuscitei logo a seguir... fechei os olhos e fiquei ali sentada a sentir a leve brisa que me beijava, levitei... fui acordada pela lambedelas da kikas, convidou-me para a brincadeira e não registi.
já na praia foi correr, fugir mais da kikas que do mar, atirar o pau que a kikas adoptou e passar um bom momento, as águas azuis marinho beijavam-me a pele intensamente... como é bom estar aqui...
finalmente o vento se intensifica para agrado dos surfistas qeu agora faziam as delicias dos curiosos... para nós chega ao fim mais uma tarde de correia, hora de regressar a casa kikas... mais uma vez paro no paredão, olho o mar e apenas uma coisa me ocorre, "como consegui sobreviver sem ti..."

carinhosamente

terça-feira, 21 de julho de 2009

conversas de esplanada


hoje convido-vos para uma conversa acompanhada por caracóis e umas cervejas...
aviso que se falará um pouco calão, mas no dia a dia e como boa amante do norte que sou vou utilizando, claro que depende da situação, tal como sei comportar-me como trolha depois de ver uma miúda com mais de 30kg (com todo o respeito aos trolhas, o meu pai já trabalhou na área da construção e eu tenho mt orgulho nele), também sei estar num jantar mais formal...
estou metida no comboio em direcção ao norte, sim é oficial, estou de ferias :) e ocorreu-me algo que me incomoda...
toda esta conversa para dizer... há coisas que simplesmente odeio... odeio mentiras, pessoas interesseiras e falsas, odeio que não me deixem falar, que me ignorem, odeio o dia de hoje (parece que a chuva vem aí, é triste, vivo no centro interior do pais e quando vou para o litoral, que significa praia o tempo decide fazer má cara) odeio que mexam nas minhas coisas, mas hoje vamos falar de pedaços de carne, ou melhor quando olham para mim com tal...
sim é interessante e ninguém me venha dizer que não gosta de ser galado, mas uma coisa é saber que alguém nos acha interessantes e outra completamente diferente é olharem para nós como olham para um prato de comida pré-feita pronta a comer. É triste e mt pouco civilizado para quem o faz e desconfortante para quem recebe a insinuação.


HOMENS DE PORTUGAL E DO MUNDO, DEDIQUEM-SE MAIS A QUALIDADE E NÃO TANTO A VULGARIDADE, AS MULHERES TAL COMO VOCÊS TEM NECESSIDADES E PRECISAM SE SEXO COMO VOCÊS MAS NÃO SÃO BONECAS INSUFLáVEIS

carinhosamente

domingo, 19 de julho de 2009

falamos depois...


estou exausta, mas foi lindo...

eu disse que ia para meter nojo.....



continua...

carinhosamente

sábado, 18 de julho de 2009

as coisas que eu sei lool


Mais um momento estranho para acrescentar ao cesto da roupa suja.
Tenho um baralho de tarot, de vez enquanto gosto de me passear no meio dos seus mitos e mistérios, não vejo o tarot como bruxaria, vidência de futuros mas sim como orientador, é quase como ler um livro de auto-ajuda, falar com o gato ou um café com um colega do trabalho.
Hoje estava a tentar dar um jeito a uns livros e parte do meu baralho cai ao chão, todas as cartas ficaram viradas para baixo excepto uma… ok, ok num baralho de 78 cartas caíram para ai umas 10 ou 11,mas que importa perante o bichinho da superstição?
Falo da carta que gera este post, nos antigos tarots, era chamada de “arcano sem nome”, depois nos arcanos mais actuais deram-lhe o nome convencional de “Morte”. Esta é uma carta que não deixa ninguém indiferente, ela assusta devido ao facto de sugerir perda, fim e lágrimas. No entanto esta carta não relata a morte física mas sim uma transformação.
A carta é representada por um esqueleto de ceifeira na mão, o chão é negro, coberto de ervas daninhas e osso. Esta imagem representa que para se assegurar a continuidade da vida tem que se sacrificar alguns padrões para que o novo surja. A ideia de revitalização e renovação é sugerida pela perfusão de novos rebentos que aparecem na terra e do modo como se encontram plantados a terra os pés, dando a ideia do surgimento de uma nova vida.
A Morte sugere uma mudança, mas é uma mudança diferente da Roda da fortuna que representa as coisas do dia-a-dia, da Torre diz-nos que as circunstancias nos obrigam a mudar, ou do Julgamento, quando uma nova percepção fecha um ciclo de vida. A mudança que a Morte indica é uma mudança provocada pelo próprio individuo, pois é este que tem a ceifeira na mão afim de cortar as ervas daninhas e cultivar a terra para uma nova sementeira. A Morte é o símbolo da transformação, renovação e do renascimento. É a aceitação do inevitável e a experiência de “morrer ” para se poder renascer para uma nova etapa. É a Fénix a levantar-se das cinzas com a força necessária para incendiar os céus.
Num qualquer outro post falarei mais sobre tarot, não sei muito pois apenas faço por descontracção e puro lazer, mas tenho alguns livros e vou fazendo algumas cabulas…

Carinhosamente

sexta-feira, 17 de julho de 2009

até parece novo ;)

caros complexos, caros transparentes, caros mistos ou assim assim, mostro o meu desarrumado de cara lavada, ainda tenho nas mãos as marcas de tinta e cheiro a diluente ;)...

agradeço opiniões, criticas ou simples ola boa tarde...

beijolitas

carinhosamente

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Mentes Poluídas



nos ouvidos: quando já nada é intacto_ mafalda veiga

Já alguma vez sentiram a estranha sensação que provavelmente foram adoptados e, de maneira nenhuma os vossos genes se habituam a realidade que vos impõem?
Já alguma vez se sentiram tão deslocados que mais parece que a vossa mente é um clone de qualquer ET para fins científicos?
Já alguma vez acordaram sem saber bem onde estão e por momentos nem o próprio nome conseguem soletrar?
Bem esse dia para mim chegou, cada questão referida isolada já me tinha ocorrido, mas nunca esta confusão diabólica de questões sem resposta definitiva…
É OFICIAL, ESTOU A CHEGAR AO LIMITE DA MINHA SANIDADE MENTAL!
De a vários meses para cá, os dias tendem a ser um tão quanto difíceis, é rasteira atrás de rasteira e agora até o sono aparece a pregar-me algumas partidas… não me estou a queixar, não faz o meu género, mas caramba, nem eu que me vejo como “grande e forte” aguenta…
Ontem recebi um email fantástico que refere o código de ética índio (desde já agradeço). Um dos princípios refere: ” pensamentos maus provocam doenças na mente, no corpo e no espírito. Pratique o optimismo”. Acreditem sou super, mega positiva, mas há momentos em que tudo em nós é cansaço, desgaste, fragilidade… repeti o conceito mais que uma vez para interiorizar rapidamente e prossegui, mais a frente mais um principio que releio “mantenha-se equilibrado. Seu corpo espiritual, seu corpo mental, seu corpo emocional e seu corpo físico, todos necessitam ser fortes, puros e saudáveis. Trabalhe o seu corpo físico para fortalecer o seu corpo mental. Enriqueça o seu corpo espiritual para curar o seu corpo emocional”.
Como não estou em condições de desperdiçar conselhos meti “fones” nos ouvidos e andei todo o dia a dançar e a comer azeitonas com meloa, quanto ao resto, não sou deveras crente nem muito menos pedinchona, por isso Deus vê este texto como um género de oração, acredita é mais sincero que qualquer oração de joelho colado ao chão.
Quanto ao resto só queria que não se rissem na minha cara quando digo que precisava de ficar uma semana a dormir…
Tenho dito “sou como os cães, lambo as próprias feridas”….
As férias estão a chegar e sei que vou voltar nova, há abraços que tem esse poder e lambidelas que curam qualquer ferida…


carinhosamente

domingo, 12 de julho de 2009

felinissimo


não será necessario dizer que o Tiko é o que dorme de barriga para cima, lool


vai-se lá saber porque, descobri que, o meu gato ressona, e mia enquanto dorme, e levanta-se e volta a deitar-se, e volta a ressonar, e... isto tudo no mesmo sono...
quando acorda olha para mim e diz-me naquele olhar fantástico de felino, que bela soneca...

vidinha tranquila a dele... Oh Tiko tu é que a curtes.

carinhosamente

quinta-feira, 9 de julho de 2009

aprendi, dizem...

"Já expulsei da minha vida pessoas que amava

e já me arrependi por isso...

Já passei noites a chorar até o sono me ganhar

e já fui dormir tão feliz,

ao ponto de nem conseguir fechar os olhos...

Já acreditei em amores perfeitos mas já

descobri que eles não existem..

Já amei pessoas que me decepcionaram

mas também já decepcionei pessoas que me amaram..

Já fingi não dar importância às pessoas que amava,

para mais tarde chorar quieta no meu canto...

Já sorri chorando lágrimas de tristeza

e já chorei de tanto rir...

Já tive crises de riso quando não podia...

Já senti muita falta de alguém,

mas nunca lhe disse...

Já gritei quando me deveria calar,

e já me calei quando deveria gritar...

Muitas vezes deixei de falar o que pensava para agradar uns,

outras vezes falei o que não pensava para magoar outros...

Já sonhei demais,

ao ponto de confundir com a realidade...

Já tive medo do escuro mas hoje

no escuro "encontro-me e fico ali, no meu canto"..

Já liguei para quem não queria

apenas para não ligar para Aquela pessoa…

Não sei amar pela metade,

não sei viver de mentiras,

não sei voar com os pés no chão...

Sou sempre eu mesma, mas com certeza que

não serei a mesma para sempre!

Gosto das ideias mais insanas,

dos pensamentos mais complexos,

dos sentimentos mais fortes ...

Tenho um apetite voraz

e os delírios mais loucos.

Podes até empurrar-me de um penhasco

que eu vou dizer:

- E daí? EU ADORO VOAR!"



Com a vida posso dizer que aprendi:

-» Que "amores eternos" podem

acabar numa noite só;

-» Que grandes amigos podem-se tornar

grandes estranhos de uma hora p/ outra;

-» Que o amor, sozinho, não tem

a força que eu imaginei;

-» Que ouvir os outros é o melhor

remédio e o pior veneno;

-» Que nunca conhecemos uma pessoa

de verdade;

-» Que os poucos amigos que nos apoiam

nas quedas, são muito mais fortes

do que os muitos que nos

empurram para o abismo;

-» Que o "nunca mais" nunca se cumpre;

-» Que o "para sempre" sempre acaba;

-» Que o passado acabou;

-» Que o futuro não existe e que

sempre estaremos no presente;

-» Que vou cair e levantar-me

milhares de vezes.

-» E que apesar de tudo,

ainda não aprendi quase nada!"


retirado de uma coluna de hi5


carinhosamente

segunda-feira, 6 de julho de 2009

e dizem que o amor é...

no meu último texto referi não saber identificar o amor, pois bem...

A palavra amor (do latim amor) presta-se a múltiplos significados na língua portuguesa. Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e alimentar as estimulações sensoriais e psicológicas necessárias para a sua manutenção e motivação.

amor original

O amor, para ocorrer, não importando os níveis: se social, afetivo, paternal ou maternal, fraternal - que é o amor entre irmãos e companheiros - deve obrigatoriamente ser permitido. O que significa ser amor permitido? Bem, de fato quase nunca pensa-se sobre isso porque passa tão despercebido que atribui-se a um comportamento natural do ser humano ou de outros seres vivos. Mas não, a permissão aqui referida toma-se por base um sentimento de reciprocidade capaz de dar início e alargar as relações de afetividade entre duas ou mais pessoas ou seres que estão em contato e que por ventura vêm a nutrir um sentimento de afeição ou amor entre si.

A permissão ocorre em um nível de aceitação natural, mental ou físico, no qual o ser dá abertura ao outro sem que sejam necessárias quaisquer obrigações ou atitudes desmeritórias ou confusas de nenhuma das partes. A liberdade de amar, quando o sentimento preenche de alguma forma a alma e o corpo e não somente por alguns minutos, dias ou meses, mas por muitos anos, quiçá eternamente enquanto dure e mais nas lembranças e memórias.

Por que você me ama? Porque você permitiu. Essa frase remete ao mais simples mecanismo de reciprocidade e lealdade, se um pergunta ao outro a razão de seu sentimento de amor em direção a ele, a resposta só poderia ser essa. A razão do sentimento de amor em direção à outra pessoa recaí na própria pessoa amada, que em seus gestos, palavras, pensamentos e ações conferiu permissão a que a outra pessoa ou ser - podendo até ser um animal de estimação - o dedicasse aquele sentimento de amor.

O amor pode ser entendido de diferentes formas, e tomado por certo conquanto é um sentimento, dessa forma é abstrato, sem forma, sem cor, sem tamanho ou textura. Mas é por si só: O sentimento em excelência; o que quer dizer que é o sentimento primário e inicial de todo e cada ser humano, animal ou qualquer outro ser dotado de sentimentos e capacidade de raciocínio natural.

Todos carecem de amor e querem reconhecer esse sentimento em si e nos outros, não importando idade ou sexo. O amor é vital para nossas vidas como o ar, e é notoriamente reconhecido que sem amor a criatura não sobrevive conquanto o amor equilibra e traz a paz de espírito quando é necessário.

eros
Eros representa a parte consciente do amor que uma pessoa sente por outra. É o amor que se liga de forma mais clara à atração física, e freqüentemente compele as pessoas a manterem um relacionamento amoroso continuado. Nesse sentido também é sinônimo de relação sexual.

Ao contrário vem a Psique, que representa o sentimento mais espiritual e profundo.


Pragma
Pragma (do grego, "prática", "negócio") seria uma forma de amor que prioriza o lado prático das coisas. O indivíduo avalia todas as possíveis implicações antes de embarcar num romance. Se o namoro aparente tiver futuro, ele investe. Se não, desiste. Cultiva uma lista de pré-requisitos para o parceiro ou a parceira ideal e pondera muito antes de se comprometer. Procura um bom pai ou uma boa mãe para os filhos e leva em conta o conforto material. Está sempre cheio de perguntas. O que será que a minha família vai achar? Se eu me casar, como estarei daqui a cinco anos? Como minha vida vai mudar se eu me casar?

Amor interessado em fazer bem a si mesmo, Amor que espera algo em troca.


Philia
Em grego, significa altruísmo, generosidade. A dedicação ao outro vem sempre antes do próprio interesse. Quem pratica esse estilo de amor entrega-se totalmente à relação e não se importa em abrir mão de certas vontades para a satisfação do ser amado. Investe constantemente no relacionamento, mesmo sem ser correspondido. Sente-se bem quando o outro demonstra alegria. No limite, é capaz até mesmo de renunciar ao parceiro se acreditar que ele pode ser mais feliz com outra pessoa. É visto por muitos, como uma forma incondicional de amar.

A interpretação cristã sobre a origem de Jesus, engloba este tipo de amor para descrever o ato de Deus, que, ao ver a humanidade perdida, entrega seu filho unigênito, para ser morto em favor do homem.


StorgeÉ o nome da divindade grega da amizade. Por isso, quem tende a ter esse estilo de amor valoriza a confiança mútua, o entrosamento e os projetos compartilhados. O romance começa de maneira tão gradual que os parceiros nem sabem dizer quando exatamente. A atração física não é o principal. Os namorados-amigos não tendem a ter relacionamentos calorosos, mas sim tranqüilos e afetuosos. Preferem cativar a seduzir. E, em geral, mantêm ligações bastante duradouras e estáveis. O que conta é a confiança mútua e os valores compartilhados. Os amantes do tipo storge revelam satisfação com a vida afetiva. Acontece geralmente entre grandes amigos. Normalmente os casais com este tipo de amor conhecem muito bem um ao outro.


Sexo
"Amor" vs. "sexo" -: a palavra amor pode ser entendida também como sexo, quando usada em expressões como "fazer amor", "make love" (em inglês), "hacer el amor" (em castelhano), "faire l'amour" (em francês). Os hispanófonos, por exemplo, encontramos a palavra "amor" sendo, em geral, substituída por variações de "querer", como em "yo te quiero", em detrimento do possível "te amo" em espanhol.


Atração física, paixão e amor

Atração física
Na atração física reside os nossos instintos atrelados ao nosso estado fisiológico como as necessidades sexuais, prazer e perpetuidade da espécie.

Paixão
A paixão é um forte sentimento que se pode tomar até mesmo como uma patologia provinda do amor. Manifestada a paixão em devida circunstância, o indivíduo tende a ser menos racional, priorizando o instinto de possuir o objeto que lhe causou o desejo. Sendo assim, o apaixonado pode transcender seus limites no que tange a razão e, em situações extremas, beira a obsessão.

Essa atração intensa e impetuosa está intimamente ligada à baixa de serotonina no cérebro: substância química (neurotransmissor) responsável por vários sentimentos e patologias, dentre eles a ansiedade e o estresse; a depressão e a psicose obsessiva-compulsiva.

Amor Interpessoal
O Amor Interpessoal se refere ao amor entre os seres humanos. É um sentimento mais potente do que um simples gostar entre duas ou mais pessoas. Sem amor refere-se aos sentimentos de amor que não são reciprocidade. Amor Interpessoal é mais associado com relações interpessoais. Tal amor pode existir entre familiares, amigos e casais. Há também uma série de distúrbios psicológicos relacionados ao amor, como erotomania.

Alguns sentimentos que são frequentemente associados com Amor Interpessoal:
Carinho: sentimentos de ternura e / ou querendo proximidade física
Atração: satisfazer necessidades básicas emocionais
Altruísmo: altruísta ou altruísta preocupação para outrem
Reciprocidade: se o amor é recíproco
Compromisso: um desejo de manter o amor
Intimidade emocional: a troca de emoções e sentimentos
Amizade: o espírito entre amigos
Parentesco: laços familiares
Paixão: desejo constante, sentido via modificação do ritmo cardíaco
Intimidade física: compartilhamento do espaço pessoal e íntimo
A auto-interesse: quando se visa recompensas
Serviço: desejo de ajudar
A sexualidade pode ser um elemento importante na determinação da forma de um relacionamento. Enquanto a atração sexual, muitas vezes, cria um novo vínculo sexual. Esta intenção, quando isolada, pode ser considerada indesejável ou inadequada em certos tipos de amor. Em muitas religiões e sistemas de ética é considerada errada, a maneira de agir sobre desejo sexual para com a família de forma imediata. Como por exemplo: para as crianças, ou fora de um relacionamento empenhado. No entanto, há muitas maneiras de expressar amor apaixonado sem sexo. Afeto, intimidade emocional, partilha de interesses e experiências são comuns nas amizades e amores de todos os seres humanos.


Modelos científicos
As Ciências Biológicas tem modelos de amor que o descrevem como um instinto de mamíferos, tal como fome ou sede. Na psicologia vê-se o amor como mais de um fenômeno: social e cultural. Há provavelmente elementos de verdade em ambas as posições - o amor é certamente influenciada por hormônio s (tais como oxitocina), neurotransmissores (como NGF), e Feromônio s, bem como a forma de pensar das pessoas o que faz com que estas se comportem com relação ao amor de maneira influenciada por suas concepções do que é o amor.

A visão convencional da biologia é que existem duas grandes vertentes no amor - atração sexual e penhora. Isto faria com que este comportamento entre adultos de uma determinada espécie se empenhassem na criação dos seus descendentes da mesma maneira com a qual a trabalhar com os mesmos princípios que levam uma criança a tornar-se ligado a sua mãe. O ponto de vista tradicional da psicologia vê o amor como sendo uma combinação de compromisso amoroso e amor apaixonado. Amor apaixonado é intenso, é desejo, e é muitas vezes acompanhada por exitação fisiológica (falta de ar, rápidas do ritmo cardíaco). Compromisso amoroso é afeto e uma sensação de intimidade não acompanhados de excitação fisiológica.


A Teoria Triangular do Amor de Sternberg
Na Teoria Triangular do Amor, o amor é caracterizada por três elementos: intimidade, paixão e compromisso. Cada um destes elementos pode estar presente em um relacionamento, produzindo as seguintes combinações:

Conexão ou amizade (intimidade)
Infatuation ou limerence (paixão)
Empenho amoroso (empenho)
Amor romântico (intimidade + paixão)
Compromisso amoroso (intimidade + empenho)
Amor Fático (paixão + empenho)
Amor Comsumado (intimidade + paixão + empenho)

Estilos de Amor
Susan Hendrick e Clyde Hendrick desenvolveram uma Escala de Atitudes Amorosas baseados na teoria de Alan John Lee, teoria chamada Estilos de amor. Lee identificou seis tipos básicos em sua teoria. Nestes tipos as pessoas usam em suas relações interpessoais:

Eros (amor) - um amor apaixonado fundamentado e baseado na aparência física
Psiquê - um amor "espiritual", baseado na mente e nos sentimentos eternos
Ludus - o amor que é jogado como um jogo; amor brincalhão
Storge - um amor afetuoso que se desenvolve lentamente, com base em similaridade
Pragma - pragmática amor, amor que visualiza apenas o momento e a necessidade temporária, do agora.
Mania - amor altamente emocional; instável; o estereótipo de amor romântico
Agape - amor altruísta; espiritual
Hendrick e Hendrick encontraram em sua pesquisa os seguintes dados. Os homens tendem a ser mais lúdicos e maníacos, enquanto as mulheres tendem a ser estéricas e pragmáticas. Relacionamentos baseados em amor de estilos semelhantes tendem a durar mais tempo. Em 2007, pesquisadores da Universidade de Pavia liderados pelo Dr. Enzo Emanuele forneceram provas da existência de uma base genética para variações individuais em verificada na Teoria dos Estilos amorosos de Lee. OEros relaciona-se com a dopamina no sistema nervoso; e Mania à serotonina no sistema nervoso.


Amor, paixão, e loucura
Estudos têm demonstrado que o escaneamento dos cérebros dos indivíduos apaixonados exibe uma semelhança com as pessoas portadoras de uma doença mental. O amor cria uma atividade na mesma área do cérebro que a fome, a sede, e drogas pesadas, criando atividade Polimerase. Novos amores, portanto, poderiam ser mais emocionais do que físicos. Ao longo do tempo, essa reação ao amor muda, e diferentes áreas do cérebro são ativadas, principalmente naqueles amores que envolvem compromissos de longo prazo. Dr. Andrew Newberg, um neurocientista, sugere que esta reação de modificação do amor é tão semelhante ao do vício as drogas, porque sem amor, a humanidade morreria.

in: http://pt.wikipedia.org/wiki/Amor

carinhosamente

domingo, 5 de julho de 2009

o que é isso de amor?

O tempo acordou mal disposto e pôs-me a dormir, mas a teimosia faz parte de mim e mantive os olhos semi-despertos. Mas que se faz numa tarde cinzenta de domingo onde a preguiça marca presença? Entrego-me de corpo e alma ao sedentarismo…
Sofá, cobertor, a minha música, Internet…..
Numa das muitas viagens algo me chama a atenção, um relato descontraído sobre amor que não poderia deixar de partilhar:

"Eu nao acredito mais nesse tipo de relacionamento.... Os homens não são capazes de corresponderem ao amor de uma mulher. Agora tenho certeza de que a única pessoa que e capaz de amar de verdade são as mães...." Isis

Como podem ver, os leitores, embora mobilizados pelo mesmo e arrebatador sentimento, dividem-se quanto à pureza, a qualidade e intensidade do amor. De minha parte, lamento que o descrédito nos homens leva algumas leitoras a desacreditar no amor. Poderia relacionar aqui uma série de motivos e exemplos em sentido contrário, principalmente os inúmeros depoimentos das leitoras de nossa página. Afinal, falamos do sentimento que não se esgota nunca. Como bem observa o novelista Manoel Carlos, em seu livro "A arte de reviver" (Ediouro), a beleza e os sentimentos nos deixam inseguros. Vale lembrar os versos de Manuel Bandeira, já neste espaço mencionados uma vez, que tratam magistralmente do tema:

O que eu adoro em ti
não é a tua beleza.
A beleza, é em nós que ela existe,
a beleza é um conceito
e a beleza é triste.
Não é triste em si, mas pelo que há nela de fragilidade e de incerteza.


A mesma sensação temos diante do amor, que nos desconcerta e nos desorienta. Quantas vezes ficamos paralisados diante desse sentimento, sem saber que caminho tomar, o que fazer. Augusto dos Anjos, no belíssimo soneto "Idealismo", exclama: "O amor! Quando virei por fim a amá-lo?" Me parece que está aí a possibilidade de acerto: amar o amor. Ou como nos ensina Drummond em sua antologia: "amar se aprende amando".

Quem já não se viu, indagando de si mesmo: amo pouco, amo demais, não amo? E ainda mais crucial, com a dúvida: será que o que sinto é amor, amor de verdade? Ou vai passar, como outros passaram?Manoel Carlos relata, para exemplificar, a história de uma jornalista sua amiga, que cada vez que o encontra anuncia um novo amor.

"Ainda ontem, ela me pegou na garagem:
— Estou amando outra vez!
— Parabéns.

E já desliguei o motor, porque os encontros com Selma são sempre demorados. Ela continuou, com a corda toda:

— Quer dizer: outra vez, não, porque desta vez é pra valer! Agora que eu vejo como estava enganada com o Luiz e com os outros todos! Não era amor o que eu sentia! Aliás, percebo que nunca amei, a não ser agora. O que eu sentia por eles era... era outra coisa, que eu não sei definir. Só sei que não era amor! Esse agora mexe mesmo comigo, me deixa zonza, muitas vezes me tira a paz, mas também me faz rir. Olha: hoje eu sei que rir é fundamental no amor. E que não se deve amar, nem mesmo chegar perto, de homem carrancudo, mal-humorado, porque esses defeitos são doenças, doenças terrivelmente contagiosas. E quando nos damos conta, estamos também de mal com a vida. Lembra do Ricardo, do Sérgio, do Rodrigo? Com eles eu vivia pra baixo e chorava por qualquer coisa! Agora eu aprendi a rir, a ser feliz!

E antes que eu dissesse qualquer coisa:

— Tenho uma foto dele aqui pra te mostrar. Olha só. Tiramos em Búzios, domingo passado. Não olha pra mim, que eu estou gorda! Olha pra ele. Não é uma gracinha? Se chama Mauro. Ele é tudo que eu podia desejar. Agora, tem uma coisa importante: não apresento pra amiga nenhuma. Não mostro nem a foto, porque o Edu, lembra do Edu, que jogava ténis? O Edu era mais ou menos assim como o Maurinho, alegre, solto, e acabei perdendo ele para uma amiga, a Neide, você conhece! Tremenda sacanagem! Mas aprendi: agora só apresento namorado pra amigo. E depende do amigo, porque você sabe como é: os homens hoje são todos bi. Saiu até matéria sobre isso nos jornais!

Você viu?
— Não, acho que não — disse eu, já meio confuso.
E ela encerrou com chave de ouro:

— Olha: homem mesmo, como antigamente, como meu pai, está muito difícil de encontrar! Bem, to indo pra rua, fazer uma matéria sobre o assunto. Bye. Vou te apresentar o Maurinho! Esse vai ser o meu amor pra sempre! Eterno! Vai me fazer casar de noiva e ter pelo menos dois filhos!

E lá se foi a Selma, vaporosa e linda como sempre. E enquanto ligava o carro e saía lentamente da garagem, pensei: eterno? Até quando? E como comecei com Manuel Bandeira, com ele termino:

Aquele pequenino anel que tu me deste,
— Ai de mim — era vidro e logo se quebrou.
Assim também o eterno amor que prometeste,
— Eterno! Era bem pouco e cedo se acabou".


in: http://blogs.abril.com.br/amordealmas/2009/02/qualidade-intensidade-amor.html

Questões interessantes se levantam, que será mesmo o amor? Que vantagens trará? O que fará para beneficiar o mundo? Qualquer pessoa poderá provar esse sentimento?

Não sei, e nem sou a pessoa indicada para responder a tais questões, não consigo ser fiel a tal sentimento, há sempre algo que se eleva mais alto.

Assumo a minha descrença, mas continuo sonhadora, sou renunciante e mesmo assim pretendo obter. Sou a contradição, o abismo do ser humano, sou negligencia e mesmo assim não sou mais nem menos que ninguém por serem todos iguais a mim, por haver sempre o dia em que todos são um pouco de mim, mas há os outros dias que eu sou o melhor que os outros têm.

Amo? Talvez, não tenho bem a certeza por não saber o que é o amor!

carinhosamente

sábado, 4 de julho de 2009

life size

Mandei email a NASA, quero despedir-me do mundo e voar em direcção as estrelas, ou melhor voar com elas…
Pedi singelamente, humildemente que me dessem boleia numa qualquer Apolo e me deixassem o mais longe que pudessem…
Pode ser no calor do sol, no gelo de Plutão ou mesmo num dos anéis de Júpiter, só preciso sair da orbita, depois é tranquilo disse-lhes.
Não que hoje tenha sido um dia mau, que tenha uma vida má ou que esteja desiludida com algo, só quero ir porque quero (a minha mãe diz que não é resposta, talvez, mas para mim é a mais completa das respostas).
Aguardo ansiosa uma confirmação, seria giro passar as férias a pular de estrela em estrela. Se gostar talvez fique por lá, não que não vá sentir saudades, mas tenho eu hoje a saudade de estar sozinha com o céu…

No ouvido _ A Fine Frenzy_lifesize

Sorrio e os olhos doentes de cansaço pedem apoio a almofada… não os consigo fechar por agora…

Carinhosamente

quarta-feira, 1 de julho de 2009

nuvem magica

nos ouvidos a voz lindíssima da ruiva de A Fine Frenzy__ You Picked Me, faço um brinde ao sol e dou o meu último voo celeste numa nuvem abandonada...

o meu sorriso brilha e a alma levita...

carinhosamente