quinta-feira, 29 de outubro de 2009




Ou vivo num mundo de malucos ou juntaram-se num complô para me por maluca!!!

terça-feira, 27 de outubro de 2009

azeiteira de gema... mas com orgulho


Deve ser do conhecimento geral que sou literalmente serrana ou como diria um queque que conheço, azeiteira…
Para os leitores mais atentos não terá sido difícil descodificar a minha personagem, natural do distrito de Castelo Branco, a minha infância foi gerida numa aldeia perdida entre duas serra onde ia para a escola com o “farnel”* as costas numa caminhada de 1,5km… cresci entre animais, pinheiros e muita terra. Posso me orgulhar de ter tido uma infância feliz, era mais do género Maria-rapaz, subia às árvores e rebolava na erva fresca de primavera, jogava a bola na terra batida e escondia-me na gaiola dos coelhos para a minha mãe não me escovar os cabelos (o que terminou com 10 anos quando decidi corta-los bem curtos), lembro-me da minha rua ser ainda em terra batida, de chorar e contar histórias de vida aos cabritos quando chegava a hora do seu abate. Relembro hoje o cheiro da resina nas mãos quando num dia quente de verão ia com o pai buscar lenha para a lareira de inverno, e da dor nas mãos de a estar a cortar com uma machada. Recordo também o toque dos gasalhos* no inicio do Outono, o cheiro da agulha* molhada ainda no pinhal, e das tardes de verão, em que passava horas deitada debaixo dos pinheiros a observar as nuvens. Saudades das tardes de verão passadas na ribeira a dar mergulhos fantásticos e a pescar peixinhos ao saco, das manhãs de domingo aos pulos na cama dos pais onde eu ou o mano mais velho saiamos a chorar, ou porque o pai fazia tantas cócegas até nos magoar ou porque um caia da cama a baixo, mas depois da mãe chamar para o pequeno almoço de torradas e leite quente tudo ficava bem.
Recordo a mãe das minhas vizinhas a Tia Joaquina me presentear com rebuçados sempre que se cruzava comigo, do olhar frio dos meus avós, de cair constantemente da escada abaixo, de espetar paus nas pernas, das negras pelo corpo todos, das bostelas nos joelhos, queixo e afins. De apanhar rãs, porcos-caixeiros, de alimentar pássaros que caiam dos ninhos e ainda não conseguiam voar, de armar custelins *, de chorar e bater nos rapazes porque tapavam buracos de formigas e tentar a todo o custo voltar a abri-los, de andar na mota do pai, de chamar a mãe porque estava a levar surras do mano… enfim tenho saudades…
Aos 13 anos os papas optaram por comprar apartamento na vila a 9km, mas nem por isso deixaram de ter uma vida de aldeia. Com 16 sai de casa para estudar, comecei a trabalhar ao fim de semana num restaurante e aos poucos criei a minha independência financeira. Terminei o curso e aventurei-me no mundo primeiro em Melgaço e depois Coimbra, mas nem tudo correu bem, e a minha ingenuidade não ajudou muito, queria acreditar que o “mundo” era a minha pequena aldeia onde vizinhos são família e F*****-me bem F*****. A quase um ano os papas optaram por emigrar e deixar a meu cargo mano e toda esta vida que tinha deixado com saudade para trás, responsabilidade e confiança a mais, acho!
Mas isto tudo para dizer que sou serrana com orgulho, tenho hortas que cultivo com muito gosto e animais que embora sejam para abate respeito com muito carinho. não me incomoda andar suja de terra, de partir as unhas e ganhar caules nas mãos, o estrume dos animais embora desagradável não me trás nojo, cultivo as minhas hortaliças, algumas frutas, azeite, vinho para o pai, de tudo um pouco. e podem achar ridículo mas as prendinhas de natal do pai e da mãe estão em crescimento, para o pai espera-lhe um porco e para a mãe uma ovelha, e sim um relógio ou um perfume seriam bem mais fáceis de adquirir, mas tenho a certeza que iram dar mais valor ao que os espera :) . tenho orgulho em mim, admiro-me por conseguir, mas sei que esta não é a vida que quero, embora seja a que vejo com mais qualidade de vida… posso dizer que AQUI SOU FELIZ…
Depois deste texto ainda vão a tempo de me chamarem azeiteira, campónia ou algo do género…
Mas como se diz por aqui, o bom filho a casa torna…

****
Farnel__ almoço
Gasalhos__ cogumelos
Agulha__ caruma, rama dos pinheiros
Custelins__ armadilha para pássaros

carinhosamente



e como estou a falar de dores, dexem-me partilhar o estado das minhas mãos e braços... é que este fim semana andei a abraçar castanheiros e a felicitar ouriços... logo (apesar de ter andado de luvas) ando com os meus membros superiores literalmente picados, não há centimetro que resista... enfim, mas é bem bom estar a beira da lareira a sujar as mãos com a bela da castanha assada :D já para não falar da castanha frita a acompanhar aquele assado com verduras.... hummmmmmmmmm delicioso :D
abracinho bom :D
carinhosamente

tenho dói-dói..... :(


na guerra quando um militar era alvejado partiam-lhe o dedo para não ficar com traumas da dor da bala.... mas que se faz quando nos doi o dedo? aiiiiiiiiiiiiii nem para mandar mensagens... vou ficar com traumas de copos partidos .... e pronto o cerebro dá para escrever isto....


carinhosamente


terça-feira, 20 de outubro de 2009

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

lamentável mas tem solução!!!!

vou tentar conter-me, mas acho complicado....




sou uma amante dos animais, tenho uma famelga gigante e das coisas que mais me marcam e magoam é os maus tratos ou abandono sobre animais, confesso que me considero insensível ou até mesmo fria perante certas coisas de humanos, como guerras, rixas, etc, mas violência sobre animais deixa-me de nó na garganta e lágrima no olho... mas passo a explicar, os homens tem discernimento suficiente para não causarem uma guerra ou mesmo para a pararem, tem capacidade de não entrarem em rixas ou violência e alem disso tem leis poderosas que os defendem, e os animais?


terão as leis dedicadas aos animais um impacto devido?
serão aplicadas penas devidas aos que as infringem?
a vida de um animal não será tão importante como a de um humano?



e depois há quem diga :

a i tal eles multiplicam-se! e os humanos também não se multiplicam? pois inventaram os métodos contraceptivos, epá sorte né? se não éramos famílias de 20 como no tempo dos meus avós, ou então poderíamos esquecer os prazeres do bom sexo... he nada de mais!

a i tal eles não tem personalidade! enganem-se meus caros, os animais tal como as pessoas tem personalidade, e muitos deles com características bem mais puras que os humanos!

a i tal deixa pelo pela casa! e quem diz isto não deixara cabelos na banheira? barba no lavatório? pensassem nisso antes de os adoptarem, eles não lhe mandaram carta de intimação!

a i tal o cão ladra muito! caramba, e as pessoas não falam, berram, estrapuxammmmmmmmm!

a i tal e depois tenho que o levar a rua a fazer necessidades! a casa de banho foi mais uma boa invenção, a uns bons anos atrás faziam-se as necessidades de rabo ao vento! e mais quando o trouxeram para casa deviam pensar que ara um daqueles peluches giros que fazem coco quando se lhe dá a papa na boca!

a i tal estamos em crise! sim é bem verdade, e nem todas as pessoas tem condições para manter um animal a comer ração de marca, mas para quem não sabe, os animais comem a mesma comida que os humanos. mas não, vamos deitar o resto do jantar de ontem no lixo, assim enchemos os contentores de resíduos sólidos mais rapidamente, já agora aproveitamos a viagem e levamos o Bobi ali ao canil municipal para abate. problema resolvido!!!!!!!

a i tal, agora vamos de ferias e o que vamos fazer ao bolinhas? Pois fazem o mesmo que fazem aos idosos, depositam-nos num lar… mas como se paga talvez na rua seja mais agradável… ele tem pelo não deve ter frio a dormir na calçada e que venha aos ratos ou ao caixote do lixo buscar comida, quando voltarmos adoptamos outro para brincar com ele e abandonar no próximo ano!

a i tal é grande! claro, os animais tal como as pessoas também crescem ou estavam a pensar que ia ser cachorro a vida toda!

e depois ainda há os que dizem:

o quê, nós caçadores, abandona-mos e matamos cães? não, jamais faríamos tal barbaridade, eles só não nos são úteis quando não são bons caçadores por instinto natural! hoooooo meus canbursos e que tal perder umas horinhas por dia e treina-los, pois, é que para pegar nessa arma também teve que aprender, ho não desculpem, no parto já vinham a disparar, alias o parteiro foi a vossa primeira vítima.

Esperavam que ficasse-mos por aqui? Mas não ainda há os que fazem:

Gostas de voar? Fixe é que vou-te atirar da janela de um 4º andar!

Heeee um cão na estrada, vou acelerar!

Olha ali uma cadela e tem ninhada, da ai um calhau, vou fazer tiro ao alvo!

E que tal apagar o cigarro na ponta do focinho deste cão ou deste gato!

Estas a ladrar, toma lá com um pau até te partir os dentes e arrancar pelo!

Mas vai piorar agora:

Tenho um belo cão, vou treina-lo para ganhar uns trocos em rixas lá no bairro…!!!

Lamento o meu sarcasmo neste post, mas não consigo perceber como corpos que se dizem humanos consigam ter comportamentos tão lamentáveis e degradantes como os que se vêm por ai… é triste e lamentável… falam da pedofilia, do trafico de droga, dos assaltos, do futebol e da politica e esquecem-se que para se viver num pais minimamente desenvolvido temos que viver em harmonia e respeito para com os animais, eles protegem-nos, mimam-nos, fazem-nos rir, respeitam-nos, são os melhores amigos que poderemos ter e apenas pedem que os tratemos com respeito e dignidade…

Não virem as costas a esta vergonha da nossa sociedade!

Deixo aqui uma instituição que tem feito os possíveis e impossíveis na cidade da Guarda para tornar o mundo melhor ! QOASMI… visitem e se poderem ajudar, os amiguinhos de 4 patas agradecem, não é pelo mundo é por eles :D



quinta-feira, 15 de outubro de 2009

as minhas queridas e simpáticas Patrícia e Mariquita dizem que aqui o desarrumado é nota 10, a quem agradeço de todo o coração :D




mas este trás um desafio irresistível mas bastante complicado, vamos lá ver como me saio :D

1- Escrever uma lista com 8 características suas;

he he, tragam a louça que eu parto... brincadeira :D

Antes de mais tenho a dizer que sou o que são para mim, e a minha postura vária com o ambiente que estou, não me considero contudo uma pessoa falsa ou algo do género…
Características….
Humilde… tenho tendência a ser muito terra-a-terra
Frontal… sou horrível, o que tenho a dizer digo e não mando recado, sei que essa vertente pode afastar muito boa gente mas os verdadeiros amigos permanecem…
Objectiva… normalmente sei o que quero, embora mantenha a frase “não sei o que quero, mas sei tudo o que não quero”… mas isso é só para manter o mistério :D
Justa… odeio injustiças e não as tolero…
Positiva… tento sempre ver o lado bom da vida, porque a vida tem sempre esse lado…
Prestável… estou sempre a tentar resolver os problemas de todos os mundos… e muitas vezes esqueço-me do meu mundo…
Ingénua… o meu amor diz que não tenho maldade, eu chamo-lhe ingénua, na verdade é que por mais vezes bata com a cabeça acho que pessoas diferentes tendem a ter reacções diferentes… mas atenção ingénua sim estúpida nunca, não sou de dar muitas hipóteses…
Egocêntrica narcisista… shiiiiiiiiiiiii eu amo-me, e não há volta a dar, para mim um mundo perfeito era de espelhos…. Lool, mas isso não faz com que não tenha um coração enorme e ame todos os que estão a minha volta, alias muito pelo contrario, valorizo-os imenso….

Depois poderia dizer que sou simpática mas também mt antipática, carinhosa mas mt fria e cruel, verdadeira e não faço “fretes”, consigo assumir uma postura simplesmente horrível ou simplesmente harmoniosa, sou simples ou bastante complexa, transparente ou misteriosa…. Resumindo sou de extremos e é nesses extremos que se encontra o meu equilíbrio… tudo depende do que me “pedirem” para ser…


2- Convidar 8 blogueiros para receber o selo;

e os meus nomeados são:

uma pagina em branco

declaro-me sonhadora

ter...picosnopipi

Black Horse

sinto-te a falta

arco iris de sentimentos

as minhas pequenas coisas

happiness

3- Comentar no blogue de quem lhe deu o selo;

é já a seguir


4- Comentar no blogue de quem escolheu.

agradecimentos feitos :D

carnhosamente


segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Adeus pequeno Rubi


Chego da aldeia, a caturra do meu irmão morta dentro da gaiola, vou ver os recipientes de água e comida, ZERO, a responsabilidade do dono acaba de a matar pensei (mesmo depois de lhe ter perguntado como estava ela no sábado de manhã antes de ir-mos). Vou retira-la da gaiola quando o meu olhar se centraliza numa das patas que ainda mexe… esta viva… tentei aquece-la, coloquei-lhe água no bico que a custo ela ia bebendo, poucos minutos depois já a sua cabeça se levantava sem ajuda. Aprecei-me a mantê-la quente, pois o seu vulnerável corpo parecia gelo… a pouco e pouco ela ia dando sinais de melhorias, batia as asas, piava e permanecia em pé sozinha, confesso que a fé se manteve erguida. Mas pouco mais de uma hora depois morreu…
Admito, não sou apreciadora de pássaros e sempre resmunguei com o facto de a ter aqui em casa a fazer lixo e barulho, mas lamento… tentei… e aparentemente consegui prolongar-lhe a vida por mais uns minutos, mas falhei e deu-se a morte que o pequeno Rubi tinha certa.

Por estranho que pareça e sendo eu a única cá em casa que nunca lhe deu grande valor, já por várias vezes dei por mim na marquise a olhar para a gaiola vazia, sinto-lhe a falta, deve ser porque é recente…

PS: e desta vez os gatos não tem culpa do sucedido…

carinhosamente

sábado, 10 de outubro de 2009

Coincidências

Nem de propósito, depois do post anterior vem um pequeno teste que encontrei…

Vá toca a fazer e voltar a denunciar o resultado… o meu foi 82%... pois dizem que sou assim meio-meio no português… mas desenrasca, as vezes….


Teste de português

carinhosamente

Ai jazus... me abana



socorro, há por aí alguém com um dicionário evoluído?

este é um cartaz colocado numa das casas da minha rua na aldeia... não percebo o que pretendem com tal anuncio... mas vendes-e ali qualquer coisa.... pelo aspecto deve mesmo ser a casa...


carinhosamente

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

e o Nobel da paz vai para.... Barack Obama


Depois de fazer historia, mudar a “rota” natural do mundo, mudar radicalmente mentalidades, e apelar ao bom entendimento entre países, temos de novo Obama em grande destaque, é o Nobel da Paz 2009 .
Confesso, admiro imenso o Sr., além de me parecer muito verdadeiro e honesto em tudo o que diz, é genuíno, dinâmico, bastante compreensivo e humilde… não é o género de politico que fala por falar ou mesmo o que tem que falar porque é para isso que lhe pagam… não o homem convence… as palavras que ele profere tocam bem fundo e permanecem… e temos como bom exemplo no discurso que dirigiu aos estudantes recentemente.


pois bem, fiquei feliz e contente depois de ler esta noticia :

O presidente dos EUA, Barack Obama foi distinguido hoje pelo Prémio Nobel da Paz de 2009. Segundo o Comité do Nobel, Obama recebeu o prémio devido aos seus “extraordinários esforços de reforço da diplomacia internacional e da cooperação entre povos”.
O Comité Nobel aproveitou também para reconhecer especialmente a sua visão de um mundo sem armas nucleares. “O presidente dos Estados Unidos criou um ambiente novo para a política internacional. Graças aos seus esforços, a diplomacia multilateral recuperou a sua posição central e devolveu às Nações Unidas e outras instituições internacionais o seu papel de protagonista", referiu.
Obama sucede na lista do Nobel da Paz ao ex-presidente finlandês Martti Ahtisaari, distinguido em 2008 pelo seu trabalho como mediador internacional.
É a primeira vez que um presidente dos Estados Unidos em exercício recebe o Nobel da Paz, depois de em 2002 ter sido outorgado ao já ex-presidente Jimmy Carter, pelo seu trabalho como mediador.
Em 2007, o seu compatriota, ex-candidato à Casa Branca e ex-vice-presidente Al Gore, também democrata, recebeu o prémio como reconhecimento do ser trabalho na luta contra as alterações climáticas.
O Nobel da Paz deste ano alcançou um recorde de candidaturas, 205, das quais 33 correspondiam a organizações. O Nobel da Paz será entregue dia 10 de Dezembro, data em que se comemora o aniversário da morte do seu fundador, Alfred Nobel.


in: http://noticias.pt.msn.com/article.aspx?cp-documentid=150120034

**

discurso aos alunos de Obama tradução

video

**

resta-me felicitar o sr presidente :D

carinhosamente



quinta-feira, 8 de outubro de 2009

he he festarola



Este é o post 100 wiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

E porque a uma centena de post´s que partilho, hoje partilho mais um pouco de mim… mas só um pouquinho mesmo…

No post anterior falei de música mas por equívoco não nomeei uma música que vejo um pouco como filosofia de vida…
Pólo norte __ Deixa o mundo girar

Hummmm gosto tanto

carinhosamente

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

musicas..... dizem que é alma !


Porque nas músicas encontro poemas e grande inspiração, porque enquanto os meus ouvidos vão mandando mensagens ao cérebro eu vou levitando, porque faz parte de mim, partilho…
Não tenho um género definido, ouço toda a boa música e varia com o estado de espírito… há músicas que me fazem recordar pessoas, lugares, momentos. Musicas que contam a minha história mesmo sem me conhecerem. Musicas que me arrepiam a pele, me alimentam a alma… a música não é só música e cada um ouve de maneira diferente…



Estas são algumas das minhas:


Esta é talvez a letra que mais tem a ver comigo, a que mais me toca, apesar de já a algum tempo não a conseguir ouvir… foi uma loucura, era brandi por todo o lado….



uma das vozes que lamento mais estar a desaparecer... pelos motivos que todos conhecem:



em portugues:




madredeus
etc...


e porque sou estranha... como carinhosamente me chamam:



e porque há momentos de...

Slipknot - Psychosocial mas ao acordar não pffff, chegou um ano em que o meu colega de casa fazia questão de ouvir alto e em bom som as 8 da manhã...


Por influencia do meu sol, conheci Boys II man e desde então tenho me apaixonado… tal como continua a acontecer com o meu sol lindo e fantástico…



Este verão no meu Mp4 tocou:


A fine frenzy- (é apenas um exemplo)- Near to you quero mais

Miley Cyrus - The Climb fantastica a voz da miuda

Lady Gaga - Poker Face muito ritmo... sim sim sou daquelas que adora dançar...


Trentemoller - Miss You grande som... para outra órbita

Rokysopp-What Else Is There -Trentemoller a versão original é divinal, mas este trabalho de Trentemoller deu-lhe uma luzinha....

Milow - Ayo Technology ritmo delicioso...

Nickelback - Far Away mas qualquer uma deles :D
kings of leon - use somebody toca-me...

Fragma - Toca's Miracle e eu dançoooooooo

Dido - Don't Believe In Love Dido num resisto bastante positivo.....


Mc Ás_ o meu bom amigo que faz hip hop do bom :) grande beijo As

DJairinho_ mais um amigo que faz umas misturas fantasticas :) beijokinhas helder :)


mas claro e sempre presente está Mafalda Veiga, Anouk, Lizz Wright, Creed...



e muitas outras estão em falta neste post, mas eu tal como os dias vou mudando e as musicas vão mudando comigo...


agora deixo-vos o desafio... que musica ouviriam hoje?


carinhosamente