domingo, 22 de novembro de 2009

palavras soltas...




Hoje acordei definitivamente bastante sensível. Numa paragem igual a tantas outras defronte para a minha belíssima serra a imagem dos meus pais chegou aos pensamentos sem avisar.
Tenho saudades, muitas saudades, mas admito que muito mais do pai, talvez por não o ver a quase um ano. Sinto falta da voz dele embora a ouça quase todos os dias, do cheiro a tabaco que o acompanha, das brincadeiras que o caracterizam, do assobiar dele a percorrer a casa logo pela manhã, das músicas “bimbas” que ouve, do jeito meigo como me olha, do toque das suas mãos calejadas. Tenho até a falta dos sermões que me dá em vão mas que me levam a abanar a cabeça na vertical, só para lhe mostrar que estou em concordância e que se pode calar.
Em pequena olhava para ele como o meu ídolo, era o meu verdadeiro herói. Seguia os seus paços religiosamente, dava-lhe a mão e passeava-o cheia de orgulho. Como se diz na minha terrinha, “dava o cú e 7 tostões” para andar na mota com ele e adorava as brincadeiras de domingo de manhã. Depois com o tempo as coisas foram mudando, fui crescendo e apercebendo-me de algumas coisas que não me deixavam assim tão orgulhosa e afastei-me. Mas nada como uma conversa ou várias para ir arrumando a casa.
Hoje é o meu estronxinho e eu sou a sua estronxinha, temos uma relação mais amigos que pai/filha, e tenho orgulho nele, verdadeiramente…

Fiquei nostálgica, estou nostálgica… talvez por faltar pouco mais de 4 horas para a comemoração do seu meio século de vida, talvez por faltar pouco mais de 10 dias para o ter a acordar-me de madrugada com o seu assobio de rouxinol constipado… enfim… tenho saudades.

Quanto a mãe é diferente, ela esteve em Portugal mais recentemente, falo as meias horas com ela, mas não quero dizer com isso que não tenha saudades, porque tenho… principalmente dos seus cozinhados deliciosos e calóricos, he he (não pensem que vejo a minha mãe como empregada que não tem nada a ver) …

Ps: sei que ainda não é hora, mas parabéns para ti estronxinho lindo, tens mais meio século pela frente e não aceito menos…

Carinhosamente

4 comentários:

  1. as saudades de quem se gosta custam sempre tanto...
    parabéns ao teu pai!

    ResponderEliminar
  2. Ter saudades é dos sentimentos mais lixados. Parabens ao teu paizinho!

    ResponderEliminar
  3. Que lindo post, Marlene.
    Eu não tenho relação nenhuma com o meu pai, infelizmente. Por issoa s tuas palavras tocam-me bastante.
    Um beijinho e parabéns ao teu pai.
    *

    ResponderEliminar