quinta-feira, 21 de maio de 2009

"quando projectamos uma barragem, projectamos um futuro melhor"

Recordo-me perfeitamente do tempo em que publicidade significava comando na mão e…zaping.
Hoje qualquer spot publicitário tende a ser regido pela originalidade, é mais direccionado para o publico alvo e não tanto para a marca que representa, deixaram-se preconceitos e mitos para trás. O que transformou o chamado “prolongado intervalo” num momento de descontracção onde facilmente adquirimos informação, muitas vezes desnecessária (o lado negativo é criar a necessidade sem existir, mas é essa a função do markting e publicidade, é vender um produto, criar necessidade) através do humor, tranquilidade, beleza, paisagens paradisíacas, festas, etc.
Como tal é gratificante seguir essa evolução, e não poderia deixar de homenagear a empresa EDP pelo fantástico spot referente as energias hídricas, onde prevalece o respeito pela natureza, apesar de todos os animais utilizados serem de cativeiro.

“Sob o mote "Quando projectamos uma barragem, projectamos um futuro melhor", esta campanha multi-meios - televisão, cinema, imprensa, rádio, mupis, internet e edifícios EDP -, visa divulgar o compromisso do Grupo na defesa do ambiente e melhoria da qualidade de vida das populações.
O conceito utilizado para a sua criação foi simples, original e impactante. Utilizou-se a barragem como ecrã gigante, projectando imagens que demonstrassem o que a EDP vai fazer pela natureza e pelo bem-estar das pessoas.
Denominada "Projecções", esta campanha terá a duração de cinco semanas e procura relacionar a construção de cada barragem com um futuro melhor para as pessoas.
Totalmente criada e interpretada por Paulo Gonzo, propositadamente para esta campanha, a canção "Espelho (De Outra Água)" será utilizada nos anúncios de televisão. Já na rádio, o tema será acompanhado por sons da natureza.
A criação ficou a cargo da McCann Ericksson (concepção) e da Krypton (produção), que recorreram a um conjunto de meios invulgar no panorama da publicidade nacional.
Para a realização desta campanha, foram filmadas e fotografadas diversas espécies animais, bem como oito barragens de todo o país. No caso das filmagens, que decorreram na Serra do Gerês, Serra da Estrela e barragem de Castelo de Bode, a operação envolveu cerca de 60 pessoas em cada um dos cinco dias de duração. Além dos planos no local, a equipa de produção sobrevoou quase toda a extensão do Zêzere.
Uma das cenas do filme revela um pontão, construído propositadamente para o efeito, que no final, foi deixado no local, a pedido da Junta de Freguesia da Aldeia do Mato, para utilização pela população.
Making Of
As filmagens de espécies - duas Águias de Bonelli, um Abutre do Egipto, uma Lontra, três Lobos, um Bufo Real e 40 Trutas - envolveram diversas peripécias em quase todos os casos.
Filmada na Cascata do Arado, no Gerês, longe do seu habitat original, a lontra não quis abandonar o local. Para isso, foram precisas seis horas e quatro pessoas.
No caso das águias, uma desapareceu do local das filmagens. No entanto, após 1000 metros, tornou possível a sua recuperação pelos tratadores.
Os lobos, descendentes de uma raça apurada na República Checa que cruzou lobos com cães, apesar do seu ar feroz, revelaram-se bastante amigáveis.
Por fim, as trutas, apesar de libertadas num rio da Serra da Estrela, preferiram permanecer sempre perto da câmara, o que facilitou a obtenção dos planos de imagem desejados.”
In http://www.edp.pt/EDPI/Internet/PT/Group/Media/EDPNews/2009/CampanhaBarragens.htm


Deixo uma pequena mostra:

Making of EDP energias Hídricas.

http://www.youtube.com/watch?v=fDJUBT8MuMc

spot publicitário que conhecemos

http://www.youtube.com/watch?v=6-TLnLfWokY

Mas falando em EDP não poderia deixar de referir as excelentes campanhas anteriores dedicada ás energias renováveis, de seus nomes “está nas nossas mãos” de 2007 e “visionários” de 2008, e mais uma vez felicitar as iniciativas publicitarias em tom de sensibilização no respeito pela natureza.

EDP - Visionários
http://www.youtube.com/watch?v=G83nKJ6px7c

making of EDP Visionários

http://www.youtube.com/watch?v=nuN9DBSYJ4s

EDP – “está nas nossas mãos”

http://www.youtube.com/watch?v=srXX1jCJc_Y

Atenciosamente ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário