1 de Junho __ dia mundial da criança
CRIANÇA
Criança, tu és o conforto
Criança, tu és o amor.
Tu, que tens alegria nos teus olhos
E que aos outros ofereces amizade;
Tu, que caminhas
Sem maus pensamentos
E que amas
Sem rodeios Vem ...!
Vem comigo.
Dá-me a tua mão.
Criança,
Tu és o símbolo
Do amor
Da paz
E da liberdade.
Tu és o fruto
Da inocência
E da pureza.
Criança
Ajuda-nos a construir
Um mundo bom,
Como tu
Estrela brilhante!
(Poema de Paula Perna)
Após a 2ª Grande Guerra Mundial, as crianças de todo o Mundo enfrentavam grandes dificuldades, a alimentação era deficiente, os cuidados médicos eram escassos. Os pais não tinham dinheiro, viviam com muitas dificuldades, retiravam os filhos da Escola e punham-nos a trabalhar de sol a sol. Mais de metade das crianças Europeias não sabia ler nem escrever.
Em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres, propôs às Nações Unidas que se comemorasse um dia dedicado a todas as crianças do Mundo.
Os Estados Membros das Nações Unidas, ONU - reconhecendo que as crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social, necessitam de cuidados e atenções especiais, precisam de ser compreendidas, preparadas e educadas de modo a terem possibilidades de usufruir de um futuro condigno e risonho, propuseram o Dia 1 de Junho, como Dia Mundial da Criança.
Nunca é demais lembrar, até porque poucas vezes isso tem sido feito, quais os direitos que assistem especificamente às crianças, e que estão consagrados na Convenção sobre os Direitos da Criança que foi elaborada em 1989 pelas Nações Unidas, que tiveram em consideração, entre outras coisas, o indicado na Declaração dos Direitos da Criança, adoptada em 20 de Novembro de 1959 pela Assembleia-geral desta Organização, que dizia que “a criança, por motivo da sua falta de maturidade física e intelectual, tem necessidade de uma protecção e cuidados especiais...”.
A ONU reconheceu também que “em todos os países do mundo há crianças que vivem em condições particularmente difíceis e a quem importa assegurar uma atenção especial, tendo devidamente em conta a importância das tradições e valores culturais de cada povo para a protecção e o desenvolvimento harmonioso da criança e a importância da cooperação internacional para a melhoria das condições de vida das crianças em todos os países, em particular nos países em desenvolvimento.”
In: http://web.rcts.pt/paulaperna/dia_mundial_crianca.htm
Um excelente dia a todas as crianças que existem dentro de nós
carinhosamente
Marlene,
ResponderEliminarAdorei o seu texto, por causo eu entrei aqui estava procurando imagem na internet e achei o seu blog. O que me intrigou vou a semelhança com o o meu blog... por isso quero te convidar para acessá-lo e deixar um depoimento....
escondidonossonhos.blogspot.com
Um beijão
Morpheus
Valeu,
ResponderEliminarMarlene... Adorei você ter entrado no meu blog, espero que possarmos conversar muito e trocar nossas experiência...
Obrigado.
Beijos
Morpheus
Esse promenor da Federação Democrática Internacional das Mulheres (algo com um nome assim veio da cabeça de um homem de certeza) ter criado o dia mundial da criança é, a meu ver, fascinante. Não o acho particularmente nobre, porque é perfeitanmente inútil. Em vez de ajudarem directamente as crianças, preferem dar-nos um dia para comemorarmos... Com as nossas crianças. Porque assim esquecemos as pobres crianças que trabalham para nos darem a nossa roupa de marca. Mas abstraindo-me desse cruel facto (sem nunca o esquecer),o promenor mencionado dá-me muito que pensar. No dia do trabalhador, uma mulher minha conhecida disse ao marido para irem almoçar fora, porquê? Exacto, porque era o dia do trabalhador e não se fazia jantar... Mas está tuso bem se forem os outros a fazer... São estes pequenos promenores que me revelam imenso sobre o modo como o mundo não devia ser, apesar de eu também não ter uma ideia exacta de como devia ser.
ResponderEliminarcumprimentos
Miguel