sábado, 18 de julho de 2009

as coisas que eu sei lool


Mais um momento estranho para acrescentar ao cesto da roupa suja.
Tenho um baralho de tarot, de vez enquanto gosto de me passear no meio dos seus mitos e mistérios, não vejo o tarot como bruxaria, vidência de futuros mas sim como orientador, é quase como ler um livro de auto-ajuda, falar com o gato ou um café com um colega do trabalho.
Hoje estava a tentar dar um jeito a uns livros e parte do meu baralho cai ao chão, todas as cartas ficaram viradas para baixo excepto uma… ok, ok num baralho de 78 cartas caíram para ai umas 10 ou 11,mas que importa perante o bichinho da superstição?
Falo da carta que gera este post, nos antigos tarots, era chamada de “arcano sem nome”, depois nos arcanos mais actuais deram-lhe o nome convencional de “Morte”. Esta é uma carta que não deixa ninguém indiferente, ela assusta devido ao facto de sugerir perda, fim e lágrimas. No entanto esta carta não relata a morte física mas sim uma transformação.
A carta é representada por um esqueleto de ceifeira na mão, o chão é negro, coberto de ervas daninhas e osso. Esta imagem representa que para se assegurar a continuidade da vida tem que se sacrificar alguns padrões para que o novo surja. A ideia de revitalização e renovação é sugerida pela perfusão de novos rebentos que aparecem na terra e do modo como se encontram plantados a terra os pés, dando a ideia do surgimento de uma nova vida.
A Morte sugere uma mudança, mas é uma mudança diferente da Roda da fortuna que representa as coisas do dia-a-dia, da Torre diz-nos que as circunstancias nos obrigam a mudar, ou do Julgamento, quando uma nova percepção fecha um ciclo de vida. A mudança que a Morte indica é uma mudança provocada pelo próprio individuo, pois é este que tem a ceifeira na mão afim de cortar as ervas daninhas e cultivar a terra para uma nova sementeira. A Morte é o símbolo da transformação, renovação e do renascimento. É a aceitação do inevitável e a experiência de “morrer ” para se poder renascer para uma nova etapa. É a Fénix a levantar-se das cinzas com a força necessária para incendiar os céus.
Num qualquer outro post falarei mais sobre tarot, não sei muito pois apenas faço por descontracção e puro lazer, mas tenho alguns livros e vou fazendo algumas cabulas…

Carinhosamente

3 comentários:

  1. Um beijo do tamanho do mundo linda...
    E se tiveres mesmo de mudar para seres feliz então muda linda... enquanto não nos amarmos a nós proprios e dermos o devido amor a nós proprios nunca conseguiremos amar ninguem...

    ResponderEliminar
  2. essa carta saio para mim!!!À coisas que nao se explicam nem se precebem...ou talvez são pura coincidencia...
    Mesmo antes de ir dar um passo enfrente pensei em descontrair...Neste momento vou cefeirar um ciclo de vida para dar oprptinidade de voltar a encontrar me e renascer uma nova vida...e nada melhor que passar no teu blog para ganhar força e coragem e dou com isto...sem palavras "tu não existes"...obrigado

    ResponderEliminar
  3. nuno nobrega: obrigada meu amor pelas tuas palavras, saudades tuas

    :S : existo sim, e as portas dos amarios lá de casa que o digam :D
    ainda bem que foi um texto que te podera ter dado alguma força...
    boa sorte para esse paço

    beijolitas

    ResponderEliminar