terça-feira, 25 de agosto de 2009

fiel ou não fiel? eis a questão!


No outro dia em mais uma viagem virtual deparei-me com uma questão impertinente que gostaria de partilhar.

Monogamia é natural? Ou somos todos tendencialmente infiéis?

Pois bem, na minha humilde opinião, acho sinceramente que varia de pessoa para pessoa, mas não há a pessoa fiel e a infiel, é uma questão de momentos, de estados de espírito, de personalidade trabalhada.
Pessoalmente, considero-me uma pessoa fiel, repugno a infidelidade e desrespeito pelas pessoas, mas no entanto tenho no histórico uma infidelidade da qual não me orgulho. Como justificação (mas sei que não há justificação) tenho: uma relação em que também já tinha sofrido traição, instabilidade emocional e falta de segurança. Mas de uma coisa me orgulho, apesar dos meus 19 anos enfrentei a pessoa com quem estava e contei o sucedido, fui honesta e sincera, acho que a verdade é sempre a melhor saída. Mas a verdade é que me senti suja, poluída e desonesta, não só perante a pessoa com quem estava mas também comigo mesma. Admito, sofri imenso com isso.
Não quero dizer com isso, que quando esteja envolvida numa relação, não tenha interesse em conhecer pessoas novas, deixe de ter olhos para apreciar um homem (não sei apreciar só um homem bonito, mas também uma mulher), deixe de valorizar uma pessoa pela sua personalidade ou mesmo que viva só para essa pessoa. Emocionalmente acho ser complicado me envolver, mas a nível de amizade não fecho portas ao mundo.
Não sou santa, certinha ou algo do género, mas tento ser o mais correcta com a pessoa com quem estou, tal como já referi a verdade, honestidade e sinceridade são a porta para a felicidade….

Sou o espelho do que são para mim, mas não digo desta agua não beberei, porque sei que no oceano da vida a mar e mar e há sempre o ir e o voltar…

Mas independentemente qualquer coisa aqui dita ou mesmo que não dita, tento ser verdadeira para com o mundo e viver de fachada não faz o meu estilo… orgulhosa sim, mas não hipócrita.

NOTA: imagem_ fidelidade em japonês
carinhosamente

17 comentários:

  1. Também nunca digo nunca, mas nem penso em ser infiel. São regras de conduta que vivem comigo n sei é um assunto delicado, para algumas pessoas lool
    Beijo**

    ResponderEliminar
  2. Sim minha querida, é um assunto delicado mas que deve ser confrontado… infelizmente existe e temos que saber lidar com ele…
    Continua com essa conduta e orgulha-te é uma qualidade intocável
    beijolitas grandes

    ResponderEliminar
  3. Concordo com tudo o que disseste! Eu já fiz coisas que não me orgulho, aprendi e dei com a cabeça mtas vezes na parede! Mas acima de tudo as coisas acontecem, nao se deve mesmo dizer nunca! beijocas

    ResponderEliminar
  4. ho minha querida suspiro de baunilha, e quem nunca errou?

    a vitoria não esta em nunca errar mas aprender com os erros... alem disso quem nunca errou é porque ainda não viveu nada da vida, e não falo desta situação em concreto...

    beijokitas

    ResponderEliminar
  5. Não entendo porque tanta culpa e arrependimento. Para começar essa vida é muito curta, e não existe uma pessoa que que seja 100% feliz, a vida inteira. Por isso eu escrevo, a vida é feita de momentos felizes e se ficar com você vai me trazer essa felicidade, por que cultivar essa culpa? Além do mais para começar ninguém é de ninguém. Precisamos é ser verdadeiro com nós mesmo, e ser livre para não estarmos nos enganando. E o amor tem várias formas, pode ser mostrado de várias maneira e sentido de várias maneiras, é ele está em todo lugar....

    Beijos

    Ale

    ResponderEliminar
  6. Bem, eu acho que todos nós temos uma tendência natural para a infidelidade.
    Talvez o que nos impede de trair seja a veracidade do que sentimos quando estamos com alguém.

    Acredito que há pessoas que traem mas acabam por arrepender-se e ver isso como um erro. E há erros que se podem perdoar. E erros que nos ensinam muito.

    Eu já traí. Uma vez e apenas com um beijo. Nunca me arrependi, no entanto, aprendi imenso com isso e acho que hoje não voltaria a fazer o mesmo.
    Penso que não são os erros o que mais importa, mas sim o que aprendemos com eles.

    beijinho

    ResponderEliminar
  7. Meu querido Ale as tuas palavras estão banhadas de verdade, concordo contigo, não me arrependo da traição, mas não me orgulho pois vai contra os meus princípios... mas no momento aconteceu...
    beijokitas enormes meu querido

    Minha querida Daniela concordo contigo quanto a tendência natural a ser infiel, cientificamente o Homem (entenda-se masculino e feminino) não está preparado para ser monogâmico a vida inteira, não é como os pinguins por exemplo. Daí que na minha opinião seja necessário e vantajoso viver a vida bem vivida e apenas se prender quando se achar mais correcto…. Digamos que é crucial viver de luxúria, só depois estaremos preparados para viver uma vida monogâmica.

    Beijokitas enormes

    ResponderEliminar
  8. Dani,

    Perdoar é um dom divino, na verdade acho que nem devemos acusar, pois pra perdoar primeiramente você tem que culpar. "E quem nunca pecou que atire a primeira pedra".
    Sei que seu beijo foi eterno, pois sempre lembrará dele. E além do mais acredite, você nunca traiu porque você é verdadeira com você mesma.
    E como as ondas do mar que batem na areia, o amor sempre vai chegar no seu coração, tem dias que esse amor vai está agitado e tem dias que estará calmo, mas esse amor nunca deixará de existir.
    E sempre digo que nunca trai, pois sempre num relacionamento com uma pessoa estava ali por completo, não importe se depois, poderia está me machucando. Não ligo de sangrar o meu coração, pois essa é minha paixão: AMAR, AMAR E AMAR SEMPRE... até o dia que eu fechar esses olhos.

    Beijos

    Fique com os anjos.

    ResponderEliminar
  9. NOTA: o comentario é de Alessandro pinheiro, mas saiu em anónimo, tal como prometi ca estou eu a retficar ;)

    beijinhos meu querido, falas-te mais uma verdade... fica sempre marcado ;)

    ResponderEliminar
  10. o meu maninho pequenino diria: bate ai (e esticava a mão), já somos 2as...
    mas neste assunto em concreto prefiro sair por cima com classe :) e de preferencia de sorriso na cara...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Palavras bonitas as do Alessandro.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  12. adorei este blog! vou voltar beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Nunca digas nunca é o que melhor posso dizer como comentário...
    Também sempre me vi como uma pessoa fiel e incapaz de perdoar uma traição mas o que é certo é que recentemente durante um período em que estive magoado e separado de alguém que sempre estimei (por vontade da outra parte) encontrei alguém com quem tive algo puramente físico.
    Apesar de nessa altura não ter nenhum compromisso, actualmente estou a passar por um processo de reconciliação em que vejo o que tive como uma traição e bigamia...

    ResponderEliminar
  14. minha querida petra pink, mt obrigado, serás sempre bem vinda :D

    meu querido racional, se me permites opinar, não se pode chamar traição a um envolvimento quando não estavam juntos, a menos claro que te andasses a declarar(a pessoa com quem estas em vias de te reconciliar) enquanto o fazias... para mim amor é amor e sexo é sexo, o amor não se faz sente-se e o sexo complementa o amor...
    não sei é complicado, depende da maneira como se observa, este é um assunto complicado e sem definição concreta... o que para mim é traição para ti pode não ser, e funciona assim na generalidade....

    beijokitas

    ResponderEliminar
  15. Não me andava a declarar, muito pelo contrario, nem sequer nos falávamos mas continuava a gostar dela apesar do desentendimento que tivemos e mesmo assim num espaço curto de tempo aconteceu tudo o que aconteceu...

    ResponderEliminar
  16. meu querido racional, ai já não opino, mas acho que não te devias sacrificar por tal acto... aprendes-te alguma coisa com ele? se sim otimo... agora segue o teu coração sem problemas de consciencia...
    beijolitas grandis

    ResponderEliminar